Crise relacionada à água coloca em risco 190 milhões de crianças na África

Crise relacionada à água coloca em risco 190 milhões de crianças na África Um relatório publicado pela ONU nesta terça-feira (21)

Crise relacionada à água coloca em risco 190 milhões de crianças na África
Um relatório publicado pela ONU nesta terça-feira (21) alerta para o risco de uma crise global de escassez de água. De acordo com o documento, a escassez sazonal do recurso pode se tornar mais frequente na América do Sul e em outras partes do mundo.

A publicação foi feita um dia antes do início da Conferência da Água da ONU. Em entrevista coletiva, o editor-chefe do relatório, Richard Connor, afirmou que há incertezas diante de um cenário que aponta aumento de demanda e redução na disponibilidade de água.

“Se não resolvermos isso, definitivamente haverá uma crise global”, afirmou.

De acordo com o relatório, o uso da água tem aumentado 1% ao ano, nos últimos 40 anos, em âmbito global. A estimativa é que a taxa de crescimento continue neste patamar até 2050.

“A escassez de água está se tornando endêmica, como resultado do impacto local do estresse hídrico físico, juntamente com a aceleração e a disseminação da poluição da água doce”, cita o documento.

Dados do relatório obtidos em 2020 apontam que 2 bilhões de pessoas não possuem acesso a serviços de água potável gerenciados com segurança, o que representa 26% da população mundial. Enquanto isso, 3,6 bilhões de pessoas (46% da população) não têm acesso a saneamento.

África: 190 milhões de crianças enfrentam crises relacionadas à água

Um relatório divulgado nesta seugnda-feira (20) pelo Unicef aponta que cerca de 190 milhões de crianças e adolescentes de dez países africanos estão em risco devido a crises relacionadas à água. Crise relacionada à água Crise relacionada à água

De acordo com o Fundo da ONU para Infância, esses jovens sofrem uma “tripla ameaça” no que diz respeito a questões de água: doenças, alterações climáticas e condições de higiene e saneamento.

Essa tripla ameaça foi constatada em Benim, Burkina Faso, Camarões, Chade, Costa do Marfim, Guiné, Mali, Níger, Nigéria e Somália. Alguns dos países citados na análise enfrentam crises causadas por conflitos armados, o que dificulta ainda mais o aceso à água potável.

“A África está enfrentando uma catástrofe hídrica. Enquanto os choques climáticos e relacionados à água estão aumentando globalmente, em nenhum outro lugar do mundo os riscos aumentam tão severamente para as crianças e os adolescentes”, disse Sanjay Wijesekera, diretor de Programas do Unicef.

Sanjay pontuou ainda que eventos climáticos como tempestades, inundações e secas já estão causando destruição no continente e que, sem ações urgentes, “o futuro pode ser muito mais sombrio”.

 

AliançA FM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *