Uma criança de 5 anos, morreu soterrada enquanto tomava banho com o seu irmão, no igarapé Sonrisal, localizado em Jacareacanga, sudoeste paraense, na última segunda-feira, 9. Segundo informações, parte da margem do igarapé cedeu, e por alguns momentos, a criança ficou por baixo, e ao ser resgatada, estava descordada.
De acordo com informações preliminares, o garoto estava brincando no igarapé com o irmão, também de cinco anos, pulando de um Barranco de pequena altura. Durante a atividade, a terra se desprendeu, soterrando o menino. Ele ficou submerso por alguns minutos até ser encontrado por moradores que estavam na região. Apesar das tentativas de reanimação, a criança não resistiu e foi encontrada sem vida.
Os meninos estavam desacompanhados no momento do acidente e não haviam informado à mãe que iriam ao igarapé . Após o resgate, o corpo do menino foi levado por uma ambulância ao hospital municipal, onde foi realizado o exame cadavérico. Como o município não possui Instituto Médico Legal (IML), os procedimentos foram conduzidos localmente.
O igarapé Sonrisal é conhecido por sua movimentação frequente, especialmente por estar localizado dentro da cidade e desaguar no rio Tapajós. No entanto, o acidente ocorreu em um horário de baixo fluxo de pessoas no local.
A Polícia Civil do Pará informou, por meio de nota, que as investigações sobre o caso estão em andamento. Testemunhas serão ouvidas, e perícias foram solicitadas para auxiliar na apuração dos fatos. O processo será conduzido sob sigilo. Relatos indicam que o desmoronamento do Barranco foi a causa do soterramento, levando ao afogamento da criança .
A morte precoce do menino gerou comoção na cidade e levantou discussões sobre segurança em áreas de lazer frequentadas por crianças.
Veja também: Presidente Lula Realiza cirurgia de emergência
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi transferido para São Paulo e passou por uma cirurgia de emergência para a drenagem de um hematoma, após sentir dores de cabeça e mal-estar durante o dia de ontem (9). Ele segue estável e internado no Hospital Sírio-Libanês.