Cresce punição por cobrança indevida no consignado

Cresce o número de punições por cobrança irregular de empréstimo consignado, foram registradas 66 sanções a correspondentes bancários em agosto.

O número é maior que o de julho, quando foram verificadas 55 punições. O consignado é um tipo de crédito com desconto direto na aposentadoria ou pensão.

A contratação de qualquer empréstimo consignado é uma operação realizada diretamente entre o banco e o cliente, a autorregulação para o consignado fiscaliza as ações dos correspondentes bancários através de reclamações registradas nos canais internos dos bancos ou nos Procon, no banco central ou através do site consumidor.gov.br.

Além disso, também avalia ações judiciais e os indicadores de uma auditoria. Em 18 meses, foram aplicadas 671 sanções, 321 correspondentes bancários foram advertidos e 147 tiveram as atividades suspensas temporariamente.

Nos casos em que houve reincidência, os agentes tiveram suas atividades suspensas por prazos que variam entre 5 e 30 dias. 27 foram suspensos permanentemente e estão impedidos de prestar serviços aos bancos.

AliançA FM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *