Covid ou Dengue? saiba identificar as diferenças entre os sintomas

Saiba identificar as diferenças entre os sintomas da dengue e da covid

 

Dor de cabeça, febre, diarreia. Desde a chegada da pandemia pela Covid-19, essas queixas causam ainda mais preocupação nas pessoas. Entretanto, quem apresenta esses sintomas pode não estar contaminado pelo novo coronavírus; o quadro é característico, também, em casos de dengue e influenza (gripe comum). Por isso, é importante conhecer os sintomas de cada doença, e intensificar ainda mais os hábitos de prevenção.

As duas são doenças causadas por vírus e deixam os infectados bastante debilitados. Mas a maneira como são contraídas e a forma como devem ser tratadas se distinguem muito. Fique atento e saiba o que observar nos dois casos:

TRANSMISSÃO DENGUE X COVID-19

Enquanto a dengue é transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti, a transmissão da Covid-19 ocorre por partículas de saliva e secreções de pessoas infectadas que entram em contato com outra pessoa pelo ar ou superfícies contaminadas.

São comuns em ambas as doenças sinais e sintomas como:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo;
  • Cansaço;
  • Mal-estar

O ponto chave é o quadro respiratório. Tosse, produção de escarro, dor no peito, falta de ar e alteração do olfato e paladar são sintomas apenas da Covid-19 e não aparecem em pacientes com dengue.

Por outro lado, há alguns sinais mais comuns na doença causada pelo Aedes aegypti e não pelo coronavírus. Quando a pessoa apresenta manchas vermelhas na pele, dores nas articulações e problemas gastrointestinais, o paciente provavelmente está com dengue. Estes sintomas não são muito frequentes em pessoas infectadas pelo coronavírus, apesar de possíveis.

Tanto a dengue quanto a Covid-19 são enfermidades que devem despertar atenção e cuidado na população brasileira. Para ambas as doenças existem métodos eficientes de prevenção.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *