SÃO PAULO – O Corinthians obteve uma suada vitória em São Januário, na noite de quarta-feira, 21. Goleado pelo Flamengo no final de semana, o time do Parque São Jorge reagiu derrotando o Vasco por 2 a 1, no estádio de São Januário, com um gol anotado aos 45 minutos do segundo tempo.
Everaldo, contando com a sorte em cruzamento desviado na direção da rede, definiu o placar que deu fôlego à equipe e a afastou da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Com 21 pontos em 18 jogos – mais partidas do que qualquer concorrente –, os comandados de Vagner Mancini pularam provisoriamente para a décima colocação. O Vasco, com 18 pontos e dois duelos a menos, está em 16º lugar.
No equilibrado duelo no Rio de Janeiro, Mancini decidiu apostar em uma formação sem centroavante, com o jovem meia Gustavo Mantuan jogando perto do gol. Cazares, titular pela primeira vez no Corinthians, era o jogador mais próximo dele.
A escolha funcionou. Depois de quase levar um gol em falha de Cássio, o time paulista avançou em contra-ataque de escanteio. Cazares recebeu na meia e deixou Mantuan na cara do gol para abrir o placar, aos 23 minutos.
Os visitantes quase ampliaram pouco depois, quando o zagueiro Marllon ficou com sobra na área e acertou a trave. Mas a vantagem ficou mínima até o intervalo, e a mesma trave salvou o Corinthians, em cruzamento quase aproveitado por Ribamar no início da etapa final.
Aí, a equipe do Parque São Jorge esbarrou na queda física que tem demonstrado quase sempre no segundo tempo e também se irritou com a arbitragem. Os jogadores reclamaram muito de um pênalti de Miranda em Mantuan.
Ederson esteve perto de ampliar de cabeça, porém errou o alvo. E os donos da casa castigaram os visitantes em cobrança de escanteio, aos 27. Talles Magno ficou com sobra em escanteio, bateu para o meio da área e viu Ribamar aproveitar de letra.
O jogo caminhava para um empate, mas Everaldo, que já havia decidido o triunfo sobre o Athletico no finalzinho na semana passada, foi novamente feliz. Aos 45, cruzou, viu a bola ser desviada e encobrir o goleiro Fernando Miguel.
VASCO
Fernando Miguel, Cayo Tenorio, Miranda, Leandro Castan e Henrique; Andrey (Léo Gil) e Marcos Júnior (Lucas Santos); Vinícius (Bruno Gomes), Carlinhos e Talles Magno; Ribamar (Parede). Técnico: Ricardo Sá Pinto
CORINTHIANS
Cássio, Fagner, Marllon, Gil, Fábio Santos; Xavier; Ramiro (Camacho), Ederson (Mosquito), Mateus Vital; Cazares (Luan) e Mantuan (Everaldo). Técnico: Vagner Mancini