As bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas como o uísque, são extremamente calóricas, favorecendo o ganho expressivo de peso e aumentando o risco de desenvolver diabetes. As bebidas alcoólicas, em geral, causam processo inflamatório em alguns órgãos como o coração, fígado, pâncreas e cérebro.
O consumo exagerado de bebidas alcoólicas por um período prolongado (meses e anos) pode causar insuficiência cardíaca, ou seja, a falência estrutural e funcional do coração, como também cirrose hepática, uma doença extremamente grave caracterizada pela destruição do tecido hepático.
Por outro lado, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas sob a forma de uma bebedeira ou “porre” pode ocasionar pancreatite aguda, grave estado inflamatório do pâncreas, que pode matar por hemorragia, além de alterações neurológicas diversas como confusão mental e alucinações.
O consumo de álcool deveria ser sempre planejado, não simplesmente começar a beber loucamente, sem horário para terminar, sem preocupação com a quantidade e, principalmente, sem considerar que muitas vezes os efeitos da embriaguez podem culminar com a perda de oportunidades, com o prejuízo nas relações humanas e com o impacto irreversível no ambiente familiar.
AliançA FM