Mais uma vez, estamos escrevendo um A Semana em Fakes sobre urnas eletrônicas. Em uma semana na qual o próprio presidente do país convocou embaixadores para reforçar acusações já desmentidas (não só pelo Boatos.org como também por outros serviços de checagem, sites de notícias e TSE) sobre o processo eleitoral brasileiro, precisamos, novamente, falar sobre esse tipo de desinformação.
Mais do que alertar para as últimas notícias falsas sobre as urnas eletrônicas (algo que já fizemos em outras oportunidades como no A Semana em Fakes 31 e no A Semana em Fakes 66), vamos refletir sobre esse movimento que visa, com acusações sem provas, descredibilizar o processo eleitoral.
O uso de fake news sobre o assunto também não vai colocar a opinião pública contra as instituições que controlam as eleições brasileiras. Os argumentos de, por exemplo, não haver auditoria, de falta de idoneidade do TSE ou, ainda, de “hackers”, são tão frágeis que só convencerão (pelo menos sem provas) quem quiser ser convencido.
AliançA FM