Compras da União: aliados defendem lista e oposição vai ao TCU

As compras do governo federal em 2020 continua sendo um tema em alta, especialmente nas redes sociais rendendo diversos memes

Nesta quarta-feira, alguns parlamentares acionaram o tribunal de contas da união para investigar os gastos. Foram mais de 1,8 bilhão em comida para todo os órgãos do executivo federal em todo o Brasil. A reportagem do Metrópoles elenca itens curiosos na lista do governo, como leites condensado e chicletes, por exemplo.

Especialistas dizem que as compras, mesmo 20% mais caras que em 2019, não estão fora do habitual dos diversos governos que já passaram pelo país. Aliados do presidente pontuam que as compras são para todo o governo federal e sustentam que ocorre uma busca por um erro que não existe.

Mas a oposição quer explicações sobre o aumento e também sobre alguns itens em específico, como frisa o senador Alessandro Vieira do cidadania, que acionou o TCU.

Sobre os mais de 2 milhões reais em bala de mascar, por exemplo, o ministério da defesa disse que o item faz parte habitual de alguns militares, inclusive até por uma questão de higiene, já que a pastilha substitui uma possível higiene bucal quando os militares estão em operação de longa duração. Além disso, o item é bastante usado na Aeronáutica já que mascar chiclete reduz a pressão.

Para o leite condensado, mais de 15 milhões de reais, o produto está na dieta de militares e é considerado é o melhor custo beneficio para itens calóricos.

Fonte: Agência Rádio Web

Reportagem de: Hiury Wdson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *