Como reduzir o consumo de agrotóxicos nos alimentos, segundo especialista

Como reduzir o consumo de agrotóxicos nos alimentos, segundo especialista. Os agrotóxicos são produtos utilizados

 

Como reduzir o consumo de agrotóxicos nos alimentos, segundo especialista. Os agrotóxicos são produtos utilizados na produção da maioria dos alimentos no Brasil para eliminar insetos ou ervas daninhas nas plantações. Também são chamados de defensivos agrícolas ou agroquímicos.

Não há evidências conclusivas sobre o efeito do consumo de alimentos produzidos com agrotóxicos e o risco de câncer, contudo há evidências científicas que apresentam os danos causados por esses produtos na população, principalmente nos trabalhadores e comunidades rurais, e no meio ambiente.

Assim, aconselha-se dar preferência ao consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos, sempre que possível. Além de serem mais saudáveis, contribuem para a preservação do meio ambiente e para a valorização da agricultura familiar de base agroecológica e orgânica. Quando não for possível, siga as seguintes orientações:

  • Selecione frutas, legumes e verduras da época na hora da compra. Além de possuírem menos resíduos de agrotóxicos, quando colhidos na época certa, eles são mais baratos, nutritivos e saborosos;
  • Opte pelos alimentos da sua região, pois além de valorizar os agricultores familiares locais, os alimentos que percorrem longas distâncias normalmente são pulverizados pós-colheita e possuem um alto nível de contaminação por agrotóxicos;   Como reduzir o consumo
  • Evite o consumo de alimentos ultraprocessados, pois também podem apresentar resíduos de agrotóxicos na sua composição;
  • E não se esqueça de sempre diversificar os alimentos da sua alimentação  Como reduzir o consumo

Frutas, verduras e hortaliças

Uma técnica muito comum e que já é feita nas residências pode ajudar a diminuir a ingestão de resíduos: deixar o produto de molho em água misturada com vinagre, ou bicarbonato de sódio ou água sanitária.

Segundo o professor Ernani Pinto, essas três misturas garantem uma preservação maior do alimento, destroem bactérias e podem retirar restos de produtos químicos também.

Para fazer a mistura:

  • 1 litro de água filtrada;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio ou 1 colher de café de hipoclorito (água sanitária) ou 2 colheres de vinagre;

Depois:

  • Deixar frutas, hortaliças e legumes de molho por pelo menos 15 minutos;
  • Lavar em água corrente e armazenar.

Para frutas e legumes com casca recomenda-se lavar o alimento com uma esponja nova com detergente.

Prefira alimentos da época

Outra orientação é, sempre que possível, adquirir alimentos de agricultores orgânicos (que não usam produtos químicos), assim como os chamados alimentos “da época” (safra), que costumam receber, em média, carga menor de pesticidas.

AliançA FM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *