Comércio vê melhoras na economia e segue mais confiante

Entenda por que brasileiros estão mudando os hábitos devido as Guerras, inflação e saúde Os brasileiros estão mais cautelosos com seus

Comércio vê melhoras na economia e segue mais confiante O otimismo do empresário na cidade de São Paulo continua aumentando . O Índice de


PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP👇🏼

Comércio vê melhoras na economia e segue mais confiante
O otimismo do empresário na cidade de São Paulo continua aumentando . O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), criado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), subiu 2% em agosto em relação a julho, passando de 105,7 para 107, 8 pontos. A pontuação no mês anterior foi de 104,4. Em janeiro, o ICEC obteve 114 pontos, o melhor resultado até agora.

A organização acredita que o aumento do indicador indica que os setores produtivos da cidade estão percebendo uma melhoria relativa da economia nacional, como a queda da inflação e dos juros. Além disso, com o governo Desenrola Brasil programado, eles esperam que as famílias volte a consumir, o que pode tirar muitas delas da lista de inadimplências nos próximos meses.

A Federação, por outro lado, alerta que as informações ainda exigem cautela. A baixa taxa de conversão nas vendas do comércio indica que persiste uma situação econômica desfavorável . As empresas de hoje acumulam grandes quantidades de estoques e, portanto, investem menos recursos do que poderiam ter feito no passado. Isso ajuda a explicar a queda significativa de 9,2% do ICEC em relação ao mesmo mês de agosto de 2022, quando estava em 118 pontos. O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) e o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) são os três subíndices do ICEC.

Ao analisar cada um individualmente, é mais fácil entender o resultado como um todo. A medida que avalia a disposição dos empresários para investir em empreendimentos próprios, o IIEC, não mudou de agosto para julho, permanecendo em 100,7 pontos. A queda é de 7,9% emrelação ao mesmo período do ano anterior.

No entanto, a melhoria gradual que ocorreu de junho em diante não é insignificante: ela demonstra que o empresário está otimista em relação ao futuro próximo. Por exemplo, em agosto, o IEEC, que mede como esse grupo espera os próximos meses, cresceu 3%. Este é o terceiro mês seguinte em que há uma alta, depois de sair de junho da faixa dos 133,6 pontos. A variável que mais aumentou nesse indicador foi a expectativa da economia brasileira, que aumentou 4,6%.

O Índice de Expansão do Comércio (IEC), que considera a propensão de novos investimentos com base nas perspectivas dos agentes, é outro indicador útil para medir a conjuntura. Em agosto, encontramos os mesmos pontos de julho (106 pontos), mas a comparação anual mostra uma queda significativa de 12,5%.

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *