Censo: 1 milhão de jovens de 4 a 17 anos estão fora da escola. Resultados finais da primeira etapa do Censo Escolar 2022 divulgados nesta quarta-feira (8/2) mostram que mais de 1 milhão de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estavam fora da escola. Em contrapartida, as taxas de aprovação dos alunos começaram a voltar ao patamar pré-pandemia, com aumento de matrículas no ensino médio e educação profissional, mas com redução de ingresso no programa Educação Jovens e Adultos (EJA). Os dados, que trazem informações de 47,4 milhões de estudantes em todo o país.
Do total, 11,2% afirmaram frequentar a escola, mas sem que haja aulas ou outras atividades. Assim a pesquisa estima que mais de 5,5 milhões de crianças e adolescentes ficaram sem acesso a atividades educacionais em 2020.
O estudo “Enfrentamento da cultura do fracasso escolar” foi feito em parceria com o Instituto Claro e produzido pelo Cenpec Educação.
O resultado da primeira etapa do Censo Escolar foi apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa estatística aponta aumento no número de matrículas na maioria das etapas de ensino, com retomada aos patamares observados até antes da pandemia de covid-19.
Ao todo, foram registrados 47,4 milhões de estudantes, considerando toda a educação básica, em suas 178,3 mil escolas. De 2021 para 2022, são 714 mil alunos a mais (um incremento de 1,5%). As escolas privadas tiveram uma expansão de 10,6% nas matrículas, no período, o que as aproxima do nível observado em 2019 (antes da pandemia) — a queda mais significativa durante a crise sanitária foi justamente nessa rede de ensino.
A divulgação ocorreu em coletiva de imprensa, na sede do Inep, em Brasília, e contou com as presenças do ministro da Educação, Camilo Santana; do presidente da Autarquia, Manuel Palácios; e do diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto, Carlos Eduardo Moreno. A secretária-executiva do MEC, Izolda Cela; as secretárias de Educação Básica e de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Kátia Schweickardt e Zara Figueiredo, respectivamente; e o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do ministério também estiveram presentes.
Nessa primeira etapa, a pesquisa traz informações sobre todas as escolas, professores, gestores e turmas, além das características do alunado. Nesse contexto, é uma fonte fundamental de informações quantitativas para o planejamento e o monitoramento das políticas educacionais.
AliançA FM