Os problemas de mercado são comuns nas relações entre consumidores e fornecedores. No entanto, eles precisam ser resolvidos com regras justas que garantam os direitos e obrigações de ambos, como são as normas determinadas pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Desde que o CDC foi criado, diversas reclamações surgiram nos órgãos de defesa por causa de problemas de consumo. É nesse momento que vemos a importância de ter regras e diretrizes que garantam o cumprimento dos direitos do consumidor em uma relação de consumo.
Por isso, neste artigo falaremos sobre a importância do CDC nas relações de consumo e quais são as principais reclamações do consumidor de acordo com as normas vigentes. Confira a seguir todas essas informações.
A cobrança indevida é uma das reclamações mais comuns entre os consumidores. Ela ocorre quando o fornecedor exige do cliente um valor que não lhe é devido. Às vezes, a cobrança pode surgir por algum erro ou por má-fé.
Outra reclamação muito comum entre os consumidores é o de descumprimento de oferta. Esse problema de consumo ocorre quando não é fornecido o serviço ou produto de acordo com o que foi ofertado ao consumidor.
A dificuldade de comunicação também está entre as principais reclamações dos consumidores. Ela é caracterizada quando o fornecedor de produto ou serviço não oferece canais de comunicação com o cliente, sendo uma situação mais comum para compra de produtos ou serviços a distância, como pela internet.
O problema de produto com defeito também é bastante comum entre os consumidores, por isso é uma das principais reclamações nos órgãos de defesa. Essa situação pode ocorrer quando o produto não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, como no caso de celulares que explodem ao serem conectados à tomada. É direito do consumidor exigir a reparação de todos danos sofridos, como estéticos e morais.
Outra queixa muito comum dos consumidores é a falta de informação ao adquirir um produto ou serviço. O CDC orienta que o cliente tem direito à informação adequada, devendo ser clara e precisa sobre o serviço oferecido ou produto colocado no mercado.
AliançA FM