A Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, alertou que casos e mortes pelo novo coronavírus voltaram a subir. Em apenas uma semana, a região reportou um crescimento em 27,2% em novos infectados, o equivalente a mais de 900 mil pessoas.
O número de mortes por Covid-19 superou 3,5 mil e as hospitalizações também cresceram em 18 países das Américas. O aumento é puxado pela América do Norte, onde os níveis vêm subindo há sete semanas.
América do Sul
Segundo a diretora da Opas, Carissa Etienne, o maior aumento foi na América Central, com 80%, e alguns países da América do Sul.
No Brasil, foram 120 mil novos casos, ou 9%, seguido pelo aumento de mortes. A tendência é a mesma na Argentina, onde a taxa de infecções subiu 92% em comparação com a semana anterior.
Venezuela e Paraguai também registraram mais mortes no período analisado.
Em todo o Caribe, os casos de Covid-19 seguem subindo há cinco semanas, com um aumento de 9,3% e um salto nas mortes de 49% em comparação à semana anterior.
Recomendações
Carissa Etienne destaca que muitas nações deixaram de impor restrições de viagem e abandonaram o uso de máscaras, bem como as recomendações de distanciamento social.
Mas ela alerta que ainda há pessoas que ainda não tomaram a vacina e apenas 14 dos 51 países da região alcançaram a meta de imunizar 70% da população.
A diretora da Opas reforça que não há mais restrições de acesso às doses e reforçou que, com o aumento de casos, esse é o momento para se vacinar e ampliar tanto a proteção individual como coletiva.
Para ela, é fundamental seguir testando e reportando às autoridades de saúde para que o monitoramento continue gerando dados para dar apoio na tomada de decisões dos governos nacionais.
AliançA FM