Sem a necessidade da pessoa sair de casa
A carteira do idoso possibilita o acesso a vagas gratuitas e desconto de no mínimo 50% no valor das passagens interestaduais, conforme prevê o estatuto da pessoa idosa.
Agora com o novo sistema implantado pelo ministério da cidadania o idoso não precisa mais se deslocar a um Centro de referência de Assistência Social (CRAS), para requisitar ou emitir o documento.
A emissão das carteiras pode ser feita no endereço: https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/
Outra novidade é que a carteira do idoso pode ser apresentada de forma digital pela tela do celular, por exemplo, pois já tem verificação de Qrcode para sua validação junto as empresas de transporte. O documento digital apresenta algumas mudanças, em relação ao anterior, o órgão expedidor do documento passa a ser o ministério da cidadania. Também foram retirados os campos da foto do beneficiário, o espaço da assinatura e a matrícula da pessoa responsável pela emissão da carteira e não há mais a necessidade de apresentação de comprovante de renda.
Para aqueles que já possuem o documento a validade foi prorrogada para julho de 2021. A carteira pode continuar sendo usada normalmente até a renovação, que será feita pela internet. Caso tenha dificuldade de acesso o idoso pode se dirigir até uma unidade do CRAS para ser auxiliado.
Fonte: Agência Rádio Web
Reportagem de: Allan Barbosa