Candidato a prefeito se refere a crianças autistas como ‘praga’; Veja o Vídeo
Hilton Couceiros, candidato à prefeitura de Valença pelo Avante, gerou polêmica nas redes sociais ao se referir a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) como “praga”. A declaração foi feita durante uma sabatina promovida pela Associação de Comerciantes e Barraqueiros da Orla de Guaibim, na quarta-feira, 18. “Hoje nós temos algumas escolas em Valença, como APAE [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais] e AMA [Associação de Amigos do Autista], com crianças com deficiência física, autistas, etc. Isso é muito preocupante, está parecendo que é uma… como digo… uma praga, não é praga, mas algo mais ou menos assim”, disse Couceiros, gerando indignação.
A fala foi amplamente criticada, e João Pedro Mercês, embaixador do autismo na Bahia, respondeu às declarações em uma publicação nas redes sociais. “Como embaixador do autismo na Bahia, quero rebater essa fala absurda de um candidato a prefeito da minha terra, que nem vai ganhar. Quero dizer que o autismo, assim como qualquer deficiência, não é praga. O que você disse é um absurdo, Hilton Couceiros”, afirmou Mercês.
Ele completou dizendo: “Eu sempre falo para todos que o autismo não é uma doença e o autista não tem cara, não. Todo mundo tem seu jeito de fazer as coisas, e eu sempre falo que o autismo não impede ninguém de brilhar e realizar seus sonhos. Eu sou exemplo disso com maior orgulho.”
Além de Couceiros, o candidato a vice-prefeito, José da Hora (União Brasil), também participou da sabatina. O episódio rapidamente viralizou, intensificando o debate sobre o capacitismo e a falta de conscientização sobre o autismo e outras deficiências.
Fonte: Ver o Fato
Veja Também: Eleições 2024: candidatos não podem ser presos a partir deste sábado; Entenda
Candidato a prefeito se as
AliançA FM