Na manhã desta segunda-feira (22), manifestantes foram as ruas pedir ao estado que reduza o ICMS.
Os manifestantes interditaram o trecho da BR-316, em Marituba, região metropolitana de Belém. Os Caminhoneiros e motoristas de aplicativos reclamam do aumento de combustíveis que somente em 2021 já teve oito aumentos seguidos no preço da gasolina.
O protesto durou cerca de uma hora até que as equipes da Polícia Militar, que acompanhavam o protesto, negociaram a liberação da pista, que foi por volta das 9h30. Homens do Corpo de Bombeiro também foram chamados para apagar o fogo ateado em pneus e limpar a pista.
Em nota emitida pela Secretaria de Estado de Fazenda, o governo do Pará informa que “o reajuste do preço do combustível é de responsabilidade exclusiva do Governo Federal e da Agência Nacional do Petróleo. Logo, o Estado do Pará aplica o preço da Petrobrás. Sobre a questão do ICMS, não houve aumento do imposto estadual. Enquanto isto, a Petrobrás e ANP – ambos vinculados ao Governo Federal – aumentaram em quase 35% o valor da gasolina, na refinaria. O Governo do Estado é solidário à população penalizada com os altos preços dos combustíveis.”
AliançA FM