Caminhões com ajuda humanitária atravessam fronteira da Faixa de Gaza As autoridades palestinas informaram neste sábado (21) que as entradas
Caminhões com ajuda humanitária atravessam fronteira da Faixa de Gaza
As autoridades palestinas informaram neste sábado (21) que as entradas de ajuda humanitária na Faixa de Gaza foram autorizadas. Ao passar pela fronteira com o Egito, Rafah, cerca de 100 caminhões carregados com alimentos estão aguardando. Mas apenas 20 carros passaram pelo corredor de ajuda e entraram no território.
A Embaixada dos EUA em Jerusalém declarou que a passagem seria aberta às 10h, horário local 4h, em Brasília. Pouco depois deste horário, televisões egípcias começaram a transmitir fotos de caminhões cruzando a fronteira.
Após a passagem dos 20 veículos, o corredor voltou a ser fechado.
Máquinas para reparar estradas foram enviadas, através da fronteira de Rafah, com o objetivo de preparar a passagem, informaram à Reuters fontes de segurança na quinta-feira (19).
De acordo com a agência de notícias palestinas WAFA, na quinta-feira (19) ao menos 30 pessoas foram mortas por bombardeios em várias áreas da cidade de Rafah, um indicativo das dificuldades e perigos de enviar ajuda pela região.
Ajuda humanitária se acumulando
Uma enorme fila de mais de 100 caminhões aguarda do lado egípcio para poder cruzar para dentro de Gaza com 3.000 toneladas de mantimentos.
“Nós temos ajuda suficiente para um longo período de tempo”, disse à DW um funcionário de uma organização humanitária que está em Rafah. “Temos comida, laticínios, vegetais, remédios.”
Há ainda mais ajuda no aeroporto El Arish, na costa nordeste do Egito, próximo a passagem. Segundo o “The New York Times”, a União Europeia (UE) contratou um avião de carga que chegou ao aeroporto na terça-feira (17).
AliançA FM