Contas digitais da Caixa, criadas para recebimento do auxílio emergencial, com suspeitas de fraude foram suspensas. Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, foram ‘centenas de milhares’ de poupanças nesta situação, o que corresponde a 5% do total de aprovados.
Agora, de acordo com ele, os beneficiários que estiverem bloqueados devem ir até uma agência da Caixa para comprovar identidade e solicitar o desbloqueio.
“Todos os bloqueios são suspeita de fraude”, afirmou o presidente do banco em entrevista ao InfoMoney. “Suspendemos centenas de milhares de contas sim, e nesse momento as pessoas podem pedir o desbloqueio”, completou.
A fraude ligada a essas contas ocorreu no início dos cadastramentos do Auxílio Emergencial, uma vez que, como muitas pessoas não tinham smartphone, a Caixa permitiu que um mesmo aparelho abrisse mais de uma conta.
Contudo, Guimarães afirmou, em entrevista ao Infomoney , que os fraudadores já foram identificados e serão penalizados:
“Temos as provas de que a grande maioria foram utilizadas por hackers. Mas algumas pessoas são pessoas honestas que foram penalizadas”.
Como saber se você está bloqueado?
A Caixa informou que os donos das contas suspensas receberão a seguinte mensagem:
“Procure uma agência da CAIXA com seu documento de identidade para regularizar seu cadastro”.
Conforme matéria publicada no G1 , o banco esclareceu que o aplicativo Caixa Tem é seguro e pediu para que os trabalhadores usem apenas aplicativos oficiais do órgão. Sobre o número de contas bloqueadas preventivamente, a Caixa não informou.