Seleção encara a Sérvia na grande final no sábado (15), às 15h.
Na falta de uma equipe laranja para torcer, os holandeses escolheram verde e amarelo. Sete mil pessoas lotaram o ginásio de Apeldoorn e engrossaram o coro dos brasileiros contra a Itália. Entre eles, Anne, jogadora da seleção da Holanda de vôlei. Nesta quinta-feira (13), estava na missão “fã número 1” da Carol. As duas namoram há sete anos e jogam juntas no Praia Clube, time de Uberlândia.
À vontade, acolhida nesse ambiente, Carol fez uma partida perfeita. Foram 17 pontos, sendo dez de bloqueio. Muitos contra uma das melhores atacantes do mundo, Egonu. Já são 57 pontos de bloqueio no campeonato, nunca uma jogadora fez tantos em um Mundial.
O bloqueio, a defesa e o contra-ataque deram a vitória ao Brasil no primeiro set: 25 a 23. No detalhe, a Itália venceu o segundo: 25 a 22. No terceiro, Gabi, melhor atacante do Brasil com 20 pontos, também resolveu bloquear. E Lorenne fez 26 a 24. Disciplina tática e confiança lá no alto para fechar o jogo no quarto set. Claro, com um bloqueio da mais holandesa das brasileiras: 25 a 19 (3 sets a 1).
A história que o Brasil queria contar talvez não tivesse tanto drama. Mas, diante daquela que era apontada como a maior favorita, era impossível não sofrer um tanto. A seleção de José Roberto Guimarães soube lidar com qualquer pressão para voltar a vencer a Itália neste Mundial. Ao se impor nos bloqueios de uma incansável Carol, ignorou os 30 pontos de Paola Egonu para garantir seu lugar na briga pelo título. Em 3 sets a 1, parciais 25/23, 22/25, 26/24 e 25/19.
O duelo será no sábado (15), às 15h (horário de Brasília), em Apeeldorn (Holanda). Lá se vão 12 anos desde a última vez que o Brasil chegou à final. Na ocasião o país foi prata ao ser superado pela Rússia, mesmo algoz da edição anterior (2006). A seleção foi bronze em 2014 e vice-campeã em 1994, ao perder para Cuba.
Maiores pontuadoras:
Paola Egonu (ITA): 30 pontos
Gabi (BRA): 20 pontos
Sylla (BRA): 17 pontos
Carol (BRA): 17 pontos
Pontos de ataque:
Brasil: 56 pontos
Itália: 67 pontos
Pontos de saque:
Brasil: 0 pontos
Itália: 4 pontos
Pontos de bloqueio:
Brasil: 21 pontos
Itália: 7 pontos
Pontos em erros adversários:
Brasil: 21 pontos
Itália: 13 pontos
AliançA FM