Brasil retoma a exportação de carne bovina para a China

Brasil retoma a exportação de carne bovina para a China; A China anunciou nesta quinta-feira (23) que concordou em retomar

Brasil retoma a exportação de carne bovina para a China

Brasil retoma a exportação de carne bovina para a China

; A China anunciou nesta quinta-feira (23) que concordou em retomar imediatamente as importações de carne bovina brasileira, atendendo a expectativa do mercado de que a interrupção sanitária seria relativamente breve, enquanto o governo do Brasil avalia que o movimento pode ser um passo para novas habilitações de frigoríficos para o país asiático.

As vendas do Brasil, que têm na China seu principal mercado externo, foram suspensas voluntariamente pelas autoridades brasileiras em 23 de fevereiro, após a descoberta de um caso atípico da doença da “vaca louca“, quando o animal sofre da enfermidade por velhice e não há risco à cadeia produtiva.

retomada do comércio, de acordo com um comunicado divulgado pela Administração Geral de Alfândega da China, ocorre após a chegada do ministro da Agricultura brasileiro, Carlos Fávaro, a Pequim, antes da visita do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva no domingo.

Em 2 de março houve a confirmação de que a doença detectada no animal de nove anos no município de Marabá surgiu de forma espontânea no organismo do animal, sem risco de disseminação no rebanho nem ao ser humano. Uma vez comprovado o caso atípico era esperado que a viagem de uma equipe técnica do Ministério da Agricultura à China, nesta semana, tornasse viável a retomada das vendas externas ao país.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil e tem protocolos rígidos quanto à qualidade dos alimentos. “Quando os produtos relevantes entrarem no país, a alfândega implementará inspeção e quarentena de acordo com as leis e regulamentos para garantir que atendam aos requisitos de segurança e saúde”, reforçou o Gaac.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou na quarta-feira (22) que o governo chinês deve aprovar novos credenciamentos para que mais frigoríficos do Brasil possam embarcar carne ao país asiático, ressaltando que os anúncios serão realizados durante a visita de Lula. Brasil retoma a exportação de carne

A Minerva (BEEF3), líder em exportações de carne bovina da América do Sul, que disse que atenderia a China a partir de outras unidades fora do Brasil enquanto o embargo vigorasse, destacou em comunicado nesta quinta-feira que a retomada das exportações tem início imediato.

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *