O Brasil encerrou neste domingo (24) a participação no Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon, no Estádio Hayward Field, em Eugene, nos Estados Unidos, com a melhor campanha da história na modalidade. Foram duas medalhas – ouro com Alison dos Santos nos 400 m com barreiras e bronze com Letícia Oro Melo no salto em distância – e o maior número de pontos e finais já registrados pela equipe brasileira em mundiais. Em Eugene, com a participação de 57 atletas (23 mulheres e 34 homens), o Brasil fez dez finais, somando provas no estádio, de pista e campo, além dos que ficaram entre os oito primeiros colocados em provas de rua.
Atleta do Sesi-SP, o piracicabano Erik Cardoso ajudou o revezamento masculino 4×100 m a conquistar a sétima posição no torneio, no último sábado (23). Ao lado de Rodrigo do Nascimento, Felipe Bardi e Derick Souza, o velocista de Piracicaba completou a prova em 38s25, melhor resultado da temporada. O mesmo quarteto havia garantido na sexta-feira (22) a vaga para a final, com a marca de 38s41.
“Nossa passagem foi melhor, porém, o individual de cada um não foi tão bom”, comentou Rodrigo. “Corremos na raia 1, mas eu tive como parâmetro a Jamaica e os Estados Unidos, equipes fortes. Então, acho que não atrapalhou muito”, acrescentou Derick. “A gente sempre quer mais, mas saímos da pista de cabeça erguida”, disse Felipe. “O time estava bem concentrado e acertamos todas as passagens, mas queremos ser melhores”, concluiu Erik, que também disputou os 100 m rasos no Mundial e chegou às semifinais, ficando em sexto lugar na terceira série, com a marca de 10s15.
No revezamento 4×100 m, o Canadá surpreendeu ao ganhar a medalha de ouro, superando o grupo de velocistas favoritos dos Estados Unidos, que ficaram com a prata. Os canadenses Aaron Brown, Jerome Blake, Brendon Rodbey e Andre de Grasse conseguiram o tempo de 37s48, enquanto os norte-americanos Christian Coleman, Noah Lyles, Elijah Hall e Marvin Bracy correram em 37s55. A Grã-Bretanha, formada por Jona Efoloko, Zharnel Hughes, Nethaneel Mitchell-Blake e Reece Prescod, fechou o pódio, com 37s83.
AliançA FM