Brasil registra 280 mil violações contra idosos nesse ano

Brasil registra 280 mil violações contra idosos nesse ano/ O mês de junho é marcado pela conscientização e enfrentamento

Brasil registra 280 mil violações contra idosos nesse ano

Brasil registra 280 mil violações contra idosos nesse ano

O mês de junho é marcado pela conscientização e enfrentamento da violência sofrida por pessoas idosas. É o Junho Violeta.

O Brasil tem mais de 31 milhões de pessoas com 60 anos, ou mais. São quase 15% da população, mas entre janeiro e maio deste ano foram registradas cerca de 48 mil denuncias de violências contra os idosos, em todo o país. Como em uma única denuncia pode haver mais de um tipo de violação, foram contabilizadas mais de 280 mil violações aos Direitos dos Idosos em 2023.

Denúncias de violações contra idosos crescem 97% no primeiro trimestre

Nos primeiros três meses de 2023, as violações de direitos humanos contra pessoas idosas alcançaram 202,3 mil registros em todo o país, segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, mantida pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) do governo federal.

O número é 97% maior se comparado com o mesmo período de 2022, quando foram registradas 102,8 mil violações. A pasta pondera, no entanto, que os números podem envolver um número menor de pessoas físicas, pois uma denúncia pode ser registrada sobre mais de uma violação.

A Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa atribui o aumento dos dados ao trabalho de divulgação Disque 100.

O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. Brasil registra 280

O Disque 100 também pode receber denúncias via WhatsApp, pelo número (61) 99611-0100.

Negligência contra pessoa idosa é a violação com maior casos de denúncias

Em 2017, o Brasil superou a marca dos 30 milhões de idosos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) – Características dos Moradores e Domicílios, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um estudo feito este ano, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), usando também os dados do IBGE, mostrou que dos 210 milhões de habitantes do país, 37,7 milhões de brasileiros possuem 60 anos ou mais.

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *