Brasil registra 1° caso de gripe aviária

Brasil registra 1° caso de gripe aviária/ O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) registrou dois casos

Brasil registra 1° caso de gripe aviária

Brasil registra 1° caso de gripe aviária

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) registrou dois casos de aves marinhas contaminadas pelo vírus da influenza aviária, o H5N1, na tarde de segunda-feira (15). No fim do mesmo dia, o governo informou um terceiro caso.

Dois animais são da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida Trinta-réis-bando, e foram resgatados no litoral do Espírito Santo.

O terceiro é uma ave migratória da espécie Sula leucogaster (atobá-pardo), que estava no Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica (Ipram), desde janeiro. Brasil registra 1° caso

A gripe aviária também é conhecida como influenza aviária e gripe do frango, sendo uma doença viral altamente contagiosa causada pelo vírus influenza do tipo A e acometendo, principalmente, aves silvestres e domésticas. A pandemia causada pela variante de alta patogenicidade surgiu em 2020 e está relacionada com o contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais. O potencial de transmissão é preocupante, uma vez que espécies de mamíferos como visons, texugos, porcos e ursos também estão sendo diagnosticados.

Segundo a OMS, é raro o diagnóstico de infecção por vírus influenza aviário em humanos, cuja taxa de mortalidade foi observada em torno de mais de 50%. Cerca de 900 casos em humanos foram registrados nas últimas décadas. A transmissão, no entanto, não acontece entre o contato de uma pessoa com outra pessoa, mas no contato com secreções e fezes de aves infectadas.

Os sintomas relacionados com a infecção em aves são descritos como andar cambaleante, pescoço caído, espirro, tosse, entre outros. Se forem observados em alguma propriedade, a recomendação é acionar o serviço veterinário mais próximo e notificar ao SISBRAVET – Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias.

recomendação é acionar o serviço veterinário mais próximo e notificar ao SISBRAVET – Sistema Brasileiro de Vigilância e E

mergências Veterinárias. 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *