Brasil festeja relações com Ucrânia, país fora do roteiro de Bolsonaro

Brasil festeja relações com Ucrânia, país fora do roteiro de Bolsonaro

Às vésperas da viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia, o Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta sexta-feira (11/2) uma nota (leia a íntegra abaixo) na qual celebra os 30 anos das relações diplomáticas com a Ucrânia. Bolsonaro deve chegar a Moscou na próxima terça-feira (15/2). O roteiro, que também inclui a Hungria, não prevê agendas na Ucrânia.

“Desde que o governo brasileiro reconheceu a independência ucraniana, em dezembro de 1991, Brasil e Ucrânia mantiveram múltiplos contatos de alto nível entre seus mandatários”, diz a nota do Itamaraty, frisando que foram abertas embaixadas residentes em Brasília e em Kiev ainda na década de 1990.

Bolsonaro à Rússia

Bolsonaro embarca para a Rússia na noite de segunda-feira (14/2). A previsão é de que ele desembarque na terça-feira (15/2) e fique lá até quinta-feira (17/2), quando vai a Budapeste se reunir com o primeiro-ministro da Hungria, o líder da extrema-direita Viktor Orbán.

Na Rússia, a agenda será enxuta e se concentrará apenas em Moscou. Bolsonaro deve encontrar o presidente russo, Vladimir Putin, em ao menos duas ocasiões: numa reunião bilateral e durante um almoço.

Brasil festeja relações com Ucrânia, país fora do roteiro de Bolsonaro
Fachada do complexo do Kremlin, em Moscou (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Leia a íntegra da nota do Itamaraty:

Ministério das Relações Exteriores
Departamento de Comunicação Social

Nota nº 23
11 de fevereiro de 2022

Aniversário de 30 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e a Ucrânia

Brasil e Ucrânia celebram hoje, 11 de fevereiro de 2022, o aniversário de trinta anos do estabelecimento das relações diplomáticas.

Como indicativo da importância das relações bilaterais entre os dois países, pouco tempo após o estabelecimento de relações diplomáticas, foram abertas embaixadas residentes, da Ucrânia em Brasília, em 1993, e do Brasil em Kiev, em 1995.

Desde que o governo brasileiro reconheceu a independência ucraniana, em dezembro de 1991, Brasil e Ucrânia mantiveram múltiplos contatos de alto nível entre seus mandatários.

Em 2009, os dois países estabeleceram parceria estratégica, com importantes desdobramentos nos setores espacial, de defesa e saúde. O comércio bilateral, equilibrado nas vendas de lado a lado, praticamente triplicou, em 2021, na comparação com o período inicial das relações diplomáticas, na década de 1990.

O Brasil celebra a valiosa contribuição da comunidade de ucranianos e seus descendentes em nosso País — estimada em quinhentas mil pessoas — para o desenvolvimento nacional, há mais de cento e trinta anos. Nomes célebres, como a escritora Clarice Lispector, nascida na Ucrânia, marcaram a formação cultural do povo brasileiro.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *