Mais de 141.300 benefícios de prestação continuada, o BPC, pode ser suspenso. O número ainda pode ser bem maior, de acordo com informações do ministério da cidadania.
A pasta informou que mensalmente faz um pente-fino no benefício, pago para idosos e deficientes de baixa renda no país. Em março foram detectados os mais de 141 mil benefícios com indícios de irregularidade. De acordo com o ministério, estes beneficiários estão fora dos critérios do programa, que é ter renda menor que um quarto de salário-mínimo, R$ 275, por pessoal.
O ministério da cidadania envia os dados para o INSS que pode suspender o pagamento do benefício até que o segurado prove que tenha direito ao BPC. O governo federal estuda editar uma medida provisória para cortar aproximadamente 600 mil benefícios com suspeita de irregularidade.
Será criado um pagamento de bônus para o servidor que encerrar uma aposentadoria com suspeita de fraude. De acordo com o ministério da cidadania, hoje mais de quatro milhões e meio de pessoas são atendidas pelo BPC. O benefício é de um salário-mínimo, 1.100 reais.
AliançA FM