O presidente Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (10), que há possibilidade de o governo federal fazer uma nova rodada de auxílio aos municípios em 2021.
A afirmação ocorreu durante um evento no ministério da educação, com prefeitos de todo o país, Bolsonaro passou de surpresa pelo local. O presidente assegurou que o governo vai continuar socorrendo os municípios, já que não tem há quem possa fazer isso além da união.
Jair Bolsonaro, também apontou a volta de uma nova rodada do auxílio emergencial, como uma maneira de aquecer a economia local.
A equipe econômica discute a prorrogação do benefício em 2021. Uma das propostas é o pagamento de 3 parcelas no valor de R$ 200 a serem concedidas apenas aos trabalhadores informais que não recebem o bolsa família.
O novo auxílio que deve ser chamado de bônus de exclusão produtiva, que ainda está em estudo pela equipe econômica, mesmo sem apontar de onde vem os recursos a ideia de criar um novo imposto para bancar o benefício foi descartada pelo governo federal.
O ministro da economia, Paulo Guedes, já sinalizou para o congresso que essa ideia não seguirá a diante. O que Guedes deseja é que o orçamento conte com um novo arcabouço de guerra, que possam deixar o benefício e outros gastos com a pandemia de fora do chamado ‘teto de gastos’.
Fonte: Agência Rádio Web
Reportagem de: Hiury Wdson