Um avião da Marinha dos Estados Unidos caiu na Baía de San Diego, na Califórnia, na manhã desta quarta-feira (12). Dois militares que estavam a bordo da aeronave se ejetaram e foram socorridos.
O que aconteceu
Câmera de segurança registrou a queda do avião. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a aeronave em alta velocidade, caindo na direção da baía, por volta das 10h15 (horário local; 15h15 no horário de Brasília).
Militares foram resgatados por um barco de pesca após se ejetarem e ficarem cerca de um minuto na água. Eles foram levados a uma unidade de saúde e estão com condições estáveis de saúde, informou a Guarda Costeira, segundo a ABC 7News.
A Marinha informou que a aeronave era uma EA-18G Growler, fabricado pela Boeing. O avião que caiu tinha dois lugares e é especializado em “guerra eletrônica”, conseguindo interferir em sinais de radar. Isso dificulta a detecção de outras aeronaves e também pode interceptar transmissões inimigas para obter informações úteis.
Local onde o avião caiu foi fechado para recuperação dos destroços. Ainda segundo o tenente Daniel Moen, da polícia portuária, a Praia Kellogg também está com acesso fechado, enquanto o canal principal da Baía de San Diego permanece aberto, divulgou a NBC San Diego.
Este é o terceiro acidente envolvendo aeronaves militares em menos de um mês nos EUA. Em 28 de janeiro, um caça F-35 do Exército dos Estados Unidos caiu e explodiu durante um exercício de treinamento em uma base no Alasca. Na ocasião, o piloto conseguiu se ejetar e foi hospitalizado em estado estável. Já em 29 de janeiro, um acidente entre um helicóptero Black Hawk do Exército norte-americano e um avião comercial da American Airlines em Washington D.C. deixou 67 mortos.
A aeronave
O avião que caiu tem a velocidade e consegue fazer manobras como aeronaves de caça, diz o site da Boeing. Também conta com comunicação de rádio ininterrupta mesmo em uma área congestionada através do uso do seu sistema de cancelamento de interferência.
A aeronave também pode localizar, gravar, reproduzir e bloquear digitalmente as comunicações inimigas em uma “ampla faixa de frequência”. A Boeing também destaca os menores custos operacionais da EA-18G Growler.
Fonte: UOL
Veja também: Ao menos seis estados estão sob alerta para 3ª onda de calor do ano
Temperaturas elevadas devem perdurar, pelo menos, até o fim da semana; O Brasil está enfrentando a sua terceira onda de calor do ano. Ao menos seis estados estão sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para as altas temperaturas.
Matéria completa: Ao menos seis estados estão sob alerta para 3ª onda de calor do ano