Avião cai em lago na Tanzânia e deixa 19 mortos

Avião cai em lago na Tanzânia e deixa 19 mortos

 

Um avião da companhia aérea Precision Air caiu neste domingo (6) no Lago Victoria, na Tanzânia, ao se aproximar do aeroporto de Bukoba, matando ao menos 19 pessoas.

A informação foi confirmada pelo primeiro-ministro da Tanzânia, Kassim Majaliwa, em uma coletiva de imprensa.

Inicialmente, segundo a agência de notícias Reuters, 26 das 43 pessoas a bordo haviam sido resgatadas com vida no local.

“Conseguimos salvar um grande número de pessoas”, disse o comandante da polícia da província de Kagera, William Mwampaghale, a jornalistas.

Barcos de resgate foram enviados e equipes de emergência continuam resgatando passageiros presos no avião, informou a Tanzania Broadcasting Corporation (TBC).

O avião partiu da capital Dar es Salaam e “caiu no Lago Vitória esta manhã devido a uma tempestade”, informou a TV.

A Precision Air, a maior companhia aérea privada da Tanzânia, identificou o avião como sendo o voo PW 494 e disse que estava “envolvido em um acidente quando se aproximava do Aeroporto de Bukoba”. O comunicado da companhia aérea não deu mais detalhes.

O Aeroporto de Bukoba fica às margens do Lago Vitória, o maior lago da África.

Imagens de vídeo e imagens que circularam nas redes sociais mostram o avião quase totalmente submerso, com apenas a cauda verde e marrom visível acima da linha d’água.

A presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, pediu calma enquanto a operação de resgate continua.

“Recebi com tristeza a notícia do acidente envolvendo o avião da Precision Air”, twittou. “Vamos ficar calmos neste momento em que os socorristas continuam com a missão de resgate enquanto rezam a Deus para nos ajudar”.

O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, também enviou condolências, assim como o secretário-geral do bloco regional da Comunidade da África Oriental, Peter Mathuki.  “Nossos corações e orações vão para as famílias dos passageiros (…) e nos solidarizamos com o governo e o povo da #Tanzânia”, manifestou no Twitter. “A Comunidade da África Oriental se une à Mama Samia Suluhu Hassan, às famílias e aos amigos de todos os afetados pelo acidente da Precision Air enviando suas condolências”, acrescentou Mathuki. A Precision Air, que é a maior companhia aérea privada da Tanzânia, divulgou um breve comunicado confirmando o acidente.

A empresa, que é de propriedade parcial da Kenya Airways, foi fundada em 1993 e opera voos domésticos e regionais, bem como fretamentos privados para destinos turísticos populares, como o Parque Nacional do Serengeti e o Arquipélago de Zanzibar.

O acidente ocorre cinco anos depois que 11 pessoas morreram quando um avião pertencente a uma empresa de safári caiu no norte da Tanzânia.

Em março de 2019, um voo da Ethiopian Airlines de Adis Abeba para Nairóbi caiu seis minutos após a decolagem em um campo a sudeste da capital etíope, matando todas as 157 pessoas a bordo.

Em 2007, um voo da Kenya Airways entre a cidade marfinense de Abidjan para Nairóbi, capital do Quênia, caiu em um pântano após a decolagem, matando seus 114 passageiros.

Em 2000, outro voo da Kenya Airways de Abidjan para Nairóbi caiu no Oceano Atlântico minutos após a decolagem, matando 169 pessoas enquanto outras 10 sobreviveram.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *