Nas últimas 24 horas, 87 dos 92 municípios do estado do Rio não registraram mortes por Covid.
As cinco cidades que registraram óbitos nesse período foram a capital, Volta Redonda, Valença, Rio das Ostras e Macaé. Foram 15 mortes ao todo.
Se considerarmos os registros desde o início do mês, 59 cidades não tiveram mortes por Covid. E 33 registraram 163 mortes agora em novembro.
Na rede SUS da capital, há 78 pessoas internadas com Covid. Nas últimas 24 horas, foram apenas 4 novas internações em todo o estado.
Avanço da vacinação
O cenário é resultado do avanço da vacinação, mas isso não quer dizer que é hora de se descuidar.
A hora do intervalo da escola foi a oportunidade para tomar a segunda dose para muitos estudantes.
“É bom para poder o mais rápido possível, da forma mais segura possível, voltar às relações normais que tínhamos antes da pandemia. Estou feliz porque vou poder começar a faculdade no ano que vem presencial, vou poder ir para o jogo do Vasco”, disse o estudante Guilherme Carneiro, de 18 anos.
O Rio antecipou a segunda dose da Pfizer para 21 dias para quem tem mais de 17 anos.
Rio tem 70% da população totalmente vacinada
A cidade do Rio chegou nesta segunda-feira (8) à marca de 70% da população total vacinada contra Covid com duas doses ou dose única.
Nesta terça (9), os postos de saúde da capital aplicam a dose de reforço em homens com 62 anos ou mais, e na quarta (10) tem repescagem.
“Show de bola, maravilhoso, se tiver uma quinta a gente toma também, o negócio é se prevenir”, disse o funcionário público Jurandir Costa.
O eletricista Flávio de Freitas passou no Méier, na Zona Norte, antes do trabalho para tomar a dose de reforço.
“Vou trabalhar, mas eu quero tomar logo a vacina para ficar livre, livre”, disse.
“Fica tudo certinho, para a gente evitar essa doença, proteger ao máximo”, falou o arquiteto Antônio Paulino.
Quanto mais a vacinação avança, menos vidas são perdidas por causa da Covid.
Média móvel no RJ
Foram 15 mortes registradas em todo estado, nas últimas 24 horas. Mas quando a gente olha para a média móvel, o número é diferente porque é uma média dos últimos 7 dias.
Agora estamos em 21 mortes por dia nos últimos sete dias — uma redução de 67% em relação há duas semanas, o que representa tendência de queda.
AliançA FM
Com informações de Nathalia Castro, RJ1