Auxílio-Gás é garantido até o final do ano
Auxílio-Gás é garantido até o final do ano
O benefício social Auxílio Gás foi alterado pelo presidente Lula por meio de um decreto, que garante pagamento extra de 50% do valor anterior do benefício, na última quinta (1º).
Até o fim do ano, está garantido por lei que os beneficiários receberão os recursos extras, cobrindo o valor total do botijão de gás de cozinha de 13kg.
Confira a seguir quem tem direito ao Auxílio Gás 2023 e como o decreto assinado afeta os segurados do benefício do governo. Continue a leitura.
Para que serve o Auxílio-Gás?
O Auxílio Gás, também chamado de Vale Gás, é um benefício instituído pelo governo para ajudar famílias de baixa renda a adquirir o botijão de gás de cozinha.
Este benefício é pago a cada dois meses aos beneficiários que se encaixam em alguns requisitos de renda e estão em situação de vulnerabilidade social.
O pagamento do benefício é realizado através da Poupança Social Digital da Caixa, que pode ser movimentada através do aplicativo Caixa Tem, aos beneficiários.
O calendário de pagamento do Auxílio Gás segue a mesma ordem do Bolsa Família, utilizando o final do Número de Identificação Social (NIS) para organizar o cronograma.
Quem tem direito?
Têm direito ao Auxílio Gás famílias que se encaixam em alguma das situações:
- Estão inscritas no CadÚnico e possuem renda familiar máxima de meio salário mínimo por pessoa;
- Possuem entre seus membros familiares que moram na mesma casa, algum beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- A prioridade de recebimento, segundo a Lei, é a “famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.
Ao se encaixar nos requisitos, famílias são incluídas automaticamente na lista de pagamentos do benefício, e os beneficiários podem fazer a consulta do Auxílio Gás a qualquer momento.
Qual será o valor da parcela extra?
Quando foi instituído, o Auxílio Gás correspondia ao valor de 50% da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13kg.
No período de transição entre o governo do ex-presidente Bolsonaro e do presidente Lula, o valor do benefício passou a ser pago na totalidade da média nacional, correspondendo a 100% do valor, por meio de Medida Provisória (MP). (Com informações MEUTUDO.Blog)
AliançA FM