Empréstimo do Auxílio Brasil pode demorar até 15 dias pra cair na conta

Auxílio Brasil pode demorar até 15 dias pra cair

 

Num movimento atípico, famílias de baixa renda que recebem Auxílio Brasil foram informadas pela Caixa que o dinheiro do consignado que contrataram só será depositado depois das eleições. O prazo inicial era de 48 horas, mas nesta semana o banco informou que o dinheiro só deve cair na conta em até 15 dias.

Caixa justifica que há um “excesso de solicitações” que ocasionou “lentidão nos processamentos”, mas afirma que a liberação do crédito se dá no máximo em cinco dias. A reportagem, contudo, teve acesso a mensagens enviadas pelos bancos aos clientes nas quais informa que o “crédito ocorre entre 2 e 15 dias”. O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) recebeu relatos de beneficiários para quem o dinheiro do empréstimo foi prometido apenas para dezembro.

Jenifer Kauane Batista contratou o consignado do Auxílio Brasil pela Caixa na terça-feira, dia 11, logo no primeiro dia em que estava disponível nas lotéricas. Dois dias depois, o empréstimo foi aprovado e ela foi informada de que o dinheiro seria liberado em 48 horas. Como a transferência não foi feita, ela ligou para o SAC do banco e a atendente deu uma outra informação: de que o prazo, na verdade, era de cinco dias. Na quinta, porém, ao checar o aplicativo do banco, o pedido que antes constava como “aprovado” havia voltado para o status “em processamento “.

“Tentei ligar no SAC novamente, mas não atendem. Também estou tentando falar no WhatsApp da Caixa, mas só dá erro. Não sei mais o que eu faço”, conta ela, que mora em Paranaguá (PR) com o marido e o filho de dois anos. Jenifer contratou um empréstimo de R$ 2,3 mil reais. “Esse dinheiro iria me ajudar muito para pagar contas atrasadas e comprar coisas para a minha casa”, diz.

ÓRGÃOS ACOMPANHAM RECLAMAÇÕES DE BENEFICIÁRIOS

A Caixa não é o único banco autorizado a oferecer o consignado do Auxílio Brasil. Segundo a Cidadania, 12 instituições financeiras foram aprovadas para oferecer o crédito. Três delas decidiram não trabalhar com o produto de imediato. É o caso do Agibank, Daycoval e Facta.

No entanto, o banco público é o que tem concentrado maior interesse dos beneficiários do programa.

Houve falha por parte dos bancos em fornecer informação mais clara e objetiva para os consumidores.

Entre os dias 11 e 17 de outubro, o Idec identificou mais de 2.000 reclamações relatadas por beneficiários sobre o crédito consignado do Auxílio Brasil. Entre as queixas destacavam-se as ligadas ao atraso no depósito do dinheiro.

Entre os principais problemas estão a não disponibilização do valor e a falta de autorização. Segundo o órgão, nenhum banco foi notificado até o momento.

“A partir da reclamação do consumidor, o Procon tenta um acordo entre as partes. Não havendo acordo é aberto um processo administrativo contra a empresa”.

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *