O deputado Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei, deve começar a responder nesta semana, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a representações que podem levar à perda de seu mandato.
Onze pedidos que solicitam a punição do deputado foram protocolados na Casa desde sexta-feira (4), quando foram reveladas declarações de cunho sexista feitas por ele.
Um desses pedidos foi assinado por 17 parlamentares da Assembleia e entregue nesta segunda-feira (7). Outro foi entregue pela seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) à presidência da Casa no fim da tarde. O Conselho de Ética, porém, diz ainda não ter recebido oficialmente essa representação.
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp vai se reunir às 10h de quarta (9), quando deve começar a debater o assunto. A presidente do grupo, deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), diz que espera que a tramitação seja célere, com a conclusão dentro de dois meses no órgão.
A partir disso, o caso segue para o plenário da assembleia, onde precisará do voto da maioria dos deputados para que o Arthur do Val perca o mandato.
AliançA FM