Após casos da nova variante o governo do Pará anuncia lockdown em região do estado

Por conta da identificação de dois casos da variante do novo Coronavírus, o governador do estado, Helder Barbalho do MDB, anunciou hoje que a região do Baixo Amazonas e Calha do Norte entrará em lockdown

A variante foi identificada na cidade de Santarém (PA), em um homem de 58 anos e uma mulher de 26 anos. A confirmação desses dois novos casos foi feita ontem, através do perfil do Helder nas redes sociais.

“Pessoal, lamento informar que foram confirmados dois casos da nova cepa, aqui no Pará. A confirmação foi feita pelo Instituto Evandro Chagas. A variante que circula no Amazonas foi identificada em: um homem de 58 anos e uma mulher de 26 anos de idade, no município de Santarém.”

A região que entrará em lockdown faz divisa com Amazonas, que na última semana enfrentou um colapso no sistema de saúde diante do aumento de casos da Covid-19. Uma variante identificada em Manaus, foi responsável pela explosão da doença, por ter mais transmissibilidade.

Segundo Helder Barbalho:

“Pessoal, estamos mudando o bandeiramento da região do Baixo Amazonas e Calha Norte para preto, o que significa lockdown para apenas essa região”. “Foi identificada a presença da nova cepa do coronavírus nesta região, além disto o aumento da procura por leitos clínicos e de UTI para pacientes de covid nos trazem severas preocupações da capacidade do sistema de atender a todos. Por essa razão, estaremos mudando o bandeiramento para preto, lockdown. Isso é necessário para salvar a vida da nossa população e evitar a proliferação do vírus e consequentemente que o problema se agrave, o que pode levar a óbito vários paraenses.

O lockdown está previsto no plano de combate do Pará para a pandemia do novo coronavírus como fase mais restritiva dentro de um sistema por cor de bandeira. A bandeira preta (lockdown), segundo regras do estado, é decretada quando há “contaminação aguda, com colapso hospitalar e avanço descontrolado da doença”. “Os municípios da região devem implantar lockdown em seus territórios, com a suspensão de todas as atividades não essenciais e restrição máxima de circulação de pessoas”, diz o plano.

As informações são do Notícia UOL com Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *