Temperaturas elevadas devem perdurar, pelo menos, até o fim da semana
O Brasil está enfrentando a sua terceira onda de calor do ano. Ao menos seis estados estão sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para as altas temperaturas.
Os estados que passam pela nova onda de calor inicialmente são Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. O calor pode se estender, posteriormente, pelos estados de Goiás e da Bahia.
Conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5ºC ou mais a média mensal durante, pelo menos, cinco dias consecutivos e atingem uma área ampla.
Até quando vai durar a nova onda de calor?
De acordo com dados do Inmet, as temperaturas elevadas devem perdurar, pelo menos, até a próxima sexta-feira, 21.
Quase todas as capitais do Brasil terão máximas na casa dos 30°C, enquanto o Rio de Janeiro será o mais quente, com previsão de 42°C para esta terça-feira, 18. Na segunda-feira, a cidade do Rio de Janeiro chegou a 44ºC e teve seu dia mais quente desde 2014, quando teve início o monitoramento pelo Sistema Alerta Rio.
Fora das capitais, cidades de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Piauí e Pernambuco também podem atingir temperaturas maiores que 40°C.
A Região Sul começa a semana com tempo instável devido a um sistema frontal no oceano. Esse sistema vai para o mar, e o tempo melhora no Rio Grande do Sul a partir de quarta-feira, 19. Já em Santa Catarina e Paraná, a previsão é de chuvas ao longo da semana, com possibilidade de acumulados de até 80 mm em algumas áreas.
“Em São Paulo, a semana inicia com tempo firme em grande parte da região, contudo, a passagem de um sistema frontal pelo oceano favorecerá as instabilidades principalmente na faixa leste do estado. Os maiores acumulados de chuvas estão previstos para o sudeste de São Paulo, com volumes acima de 60 mm”, diz o Inmet.
Fonte: Terra