O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia IMAZON, mostra que o Brasil pode conseguir recuperar parte da floresta desmatada, com iniciativas de baixo curto e sem perder áreas úteis à agricultura.
O levantamento mostra que os 7 milhões de hectares de Floresta da Amazônia analisados pelos pesquisadores estão em plena regeneração. A área havia sido desmatada mas, agora, a vegetação natural está renascendo de forma natural.
O IMAZON alerta, porém, para os outros 2 milhões de hectares cultiváveis de mata amazônica, que são hoje os mais ameaçados pelo desmatamento.
“Precisa ter monitoramento para essas áreas; e depois, que essas áreas sejam incluídas em programas de regularização ambiental”, recomenda o pesquisador Paulo Amaral.
Ainda segundo o Instituto, os dados comprovam que o Brasil tem capacidade para cumprir o acordo assumido com a Organização das Nações Unidas ONU de recuperar quase 5 milhões de hectares de mata nativa até 20230. Dentre os benefícios do reflorestamento estariam o equilíbrio das chuvas, a manutenção dos rios e a proteção da biodiversidade.
AliançA FM