Alemanha anuncia novo plano de ajuda militar à Ucrânia
Alemanha enviará mais €2,7 bilhões em armas para Ucrânia – Novo pacote de ajuda alemão inclui veículos de combate de infantaria e sistemas de defesa antiaéreo Iris-T SLM. Anúncio ocorre no mesmo dia em que Zelenski visita Roma.
Na expectativa de uma possível visita do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, a Berlim, a Alemanha prometeu à Ucrânia o envio adicional de armas no valor de 2,7 bilhões de euros (cerca de R$ 14,5 bilhões), anunciou neste sábado (13/05) o Ministério da Defesa alemão.
Segundo o ministério, o pacote inclui mais 20 veículos de combate de infantaria Marder, 30 tanques Leopard-1 e mais quatro sistemas de defesa antiaéreo Iris-T SLM.
“Todos esperamos um fim rápido desta terrível guerra da Rússia contra o povo ucraniano, mas infelizmente não há sinal disso. É por isso que a Alemanha fornecerá toda a ajuda que pode, pelo tempo que for necessário”, afirmou o ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius, em comunicado.
O maior pacote de ajuda militar da Alemanha
Segundo a revista alemã Der Spiegel, esse é o maior pacote de ajuda militar prometido pela Alemanha à Ucrânia até o momento. Ele inclui ainda 15 tanques antiaéreos Gepard, 200 drones de reconhecimento, munição antiaérea, munição de artilharia adicional e mais de 200 veículos blindados de combate e logística.
Inicialmente, a Alemanha relutou em enviar armas pesadas à Ucrânia, temendo que isso pudesse escalar o conflito. Mas, em janeiro, Berlim concordou em enviar seus tanques Leopard e disse que trabalharia com os aliados para fornecer mais armas ao país que foi invadido pela Rússia.
Desde o início da guerra, a Alemanha aprovou o envio de uma ajuda militar à Ucrânia no valor de 2,75 bilhões de euros. O anúncio deste sábado quase dobra esse montante. Berlim é um dos principais apoiadores de Kiev, tanto no quesito militar, quanto financeiro.
O novo pacote de ajuda militar foi anunciado no mesmo dia em que Zelenski chegou a Roma para se encontrar com líderes do país.
Espera-se que, da capital italiana, o presidente ucraniano siga para Berlim. No domingo, ele deve receber o Prêmio Carlos Magno, na cidade alemã de Aachen, em nome do povo ucraniano. Sua participação na cerimônia ainda não foi confirmada. Alemanha anuncia novo Alemanha anuncia novo Alemanha anuncia novo
Zelenski na Itália Zelenski chegou à Itália neste sábado. Em seu perfil no Twitter, ele escreveu que a visita era “importante para a vitória de Ucrânia”. Em Roma, ele se reunirá com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que tem proporcionado ajuda militar à Ucrânia, e com o presidente Sergio Mattarella.
Zelenski retribui assim a visita que Meloni fez em Kiev, pouco antes do aniversário de um ano da invasão russa, em 24 de fevereiro de 2022, que deu início a guerra.
O presidente ucraniano também deve ser recebido no Vaticano pelo papa Francisco. Esse será o primeiro encontro entre Zelenski e papa desde que o início da guerra. ( com informações UOL Noticias )
AliançA FM