Alckmin também afirmou que pretende concluir as nomeações até quarta-feira (16). A equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi dividida em 31 áreas temáticas. Ele tem o direito de nomear 50 cargos remunerados para a transição e de contar com trabalho de voluntários.
A deputada federal gaúcha Maria do Rosário (PT-RS) e o ex-ministro dos governos petistas Guido Mantega já foram anunciados como parte da equipe. O ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (MDB), vai participar da equipe de Indústria, Comércio e Serviços.
Foram anunciados os integrantes de mais cinco áreas da equipe de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Coube ao coordenador da transição, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), fazer o anúncio na tarde desta segunda-feira (14/11) em São Paulo de nomes das temáticas de Educação, Infraestrutura, Cidades, Cultura, Infância, Esportes e Juventude. Na ocasião, ele aproveitou para cobrar do governo federal a divulgação de dados sobre desmatamento da Amazônia.
Entre os nomes escolhidos pela equipe, estão presentes Neca Setubal, uma das herdeiras do banco Itaú. Próxima à deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP), ela foi escolhida por conta de sua atuação na área de educação, não por sua relação com o banco. Neca, inclusive, chegou a participar de um encontro liderado pelo ex-ministro Fernando Haddad (PT) para fazer um raio-X do Ministério da Educação.
Também foram anunciados para a transição o ex-jogador de futebol Raí e medalhistas olímpicos. Nomes conhecidos da política foram divulgados para os grupos, como o deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP), o ex-governador paulista Márcio França (PSB) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB).
A atriz Lucélia Santos e da cantora Margareth Menezes também são personalidades conhecidas que farão parte da transição. “Esses grupos de trabalho e técnicos não precisam ficar limitados a essas pessoas”, afirmou Alckmin depois de anunciar os grupos de trabalho. “Eles podem convidar outras pessoas, eles têm liberdade de ação. É para levantar dados.” Após o anúncio dos nomes, Alckmin respondeu a poucas perguntas antes de dizer que, “na quarta-feira, em Brasília, vamos terminar [de anunciar] os grupos técnicos da transição”
AliançA FM