Ala do MDB tenta anular na Justiça candidatura de Simone Tebet

Ala do MDB tenta anular na Justiça candidatura de Simone Tebet

 

Um integrante do diretório estadual do MDB em Alagoas, presidido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta último segunda-feira (25) para pedir a suspensão da convenção nacional do partido, marcada para esta quarta (27).

No evento, o partido deve confirmar a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República.

O autor da ação é Hugo Wanderley Caju, eleito pelo diretório alagoano do MDB como representante na convenção nacional da sigla.

No documento, Caju afirma que a plataforma escolhida para a realização da reunião “não é capaz de garantir o sigilo do voto” na convenção. Segundo ele, o voto secreto é garantido pelo estatuto do MDB e o sistema escolhido “não é capaz de assegurar esse nível primordial de segurança e de sigilo das informações”.

O representante estadual também pede que a convocação da convenção seja anulada.

“A realização da Convenção Nacional Ordinária […] vulnera tal garantia [do sigilo do voto], por se tratar de meio comprovadamente inidôneo para assegurar o padrão de sigilo necessário a deliberações dessa natureza. O problema não é, portanto, o modo pelo qual a convenção será realizada (presencial ou virtualmente), mas, sim, a tecnologia oferecida aos filiados com direito a voto”, afirma o autor da ação.

Em uma rede social, o diretório nacional do MDB disse ter confiança no sistema eletrônico escolhido.

“O MDB irá responder ao TSE a ação apresentada pelo emedebista alagoano Hugo Caju. A assessoria jurídica do partido tem plena convicção de êxito. O MDB confia na segurança do sistema eletrônico de votação, aliás como a maioria dos brasileiros”, publicou o perfil oficial do partido.

Renan Calheiros, que preside o MDB em Alagoas, vem defendendo o apoio da sigla à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, de quem é aliado. Ele e outros caciques do partido, em especial os das regiões Norte e Nordeste, são próximos ao petista.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *