Agressões em Portugal e Brasil retomam debate sobre xenofobia

Agressões em Portugal e Brasil retomam debate sobre xenofobia

O Ministério da Educação de Portugal abriu um inquérito para investigar as agressões sofridas por uma adolescente brasileira dentro da escola. As testemunhas que estavam observando a violência nada fizeram para conter a situação.

A menina, de 11 anos, já sofria bullying dos colegas constantemente, dentro do colégio e por mensagens nas redes sociais. A instituição de ensino não tomou nenhuma medida antes das agressões.

As imagens do ataque foram compartilhadas nas redes sociais, fazendo crescer novamente o debate sobre violência, bullying e xenofobia na rede de ensino público do país. Em 2021 Portugal atingiu o maior número de imigrantes em sua história: mais de 771 mil, em uma população de cerca de 10,3 milhões.

VEJA NO VÍDEO ABAIXO:

A mãe da garota tomou coragem e notificou o caso à polícia portuguesa, já que muitas denúncias de brasileiros não são atendidas. Outros casos de jovens brasileiros sendo agredidos foram registrados no país.

O crime foi registrado na cidade de Entroncamento, a 100 quilômetros da capital Lisboa. Mãe e filha são naturais de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e foram para Portugal em 2018 com medo da violência, buscando um ambiente mais seguro.

O caso não foi levado ao consulado brasileiro. Segundo a mãe da menina, a agressão não envolveu xenofobia. O Ministério da Educação de Portugal afirmou, em nota, que está investigando o caso por inquérito já aberto, e que a jovem está com acompanhamento psicológico e segurança para voltar a estudar.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *