A importância da inclusão LGBTQIA+ no mercado de trabalho

A importância da inclusão LGBTQIA+ no mercado de trabalho

Trabalhar em um ambiente seguro para o seu pleno desenvolvimento, com um grupo visível de funcionários que desenvolvem ações de empoderamento e inclusão, sendo apoiados pela alta liderança da empresa e trazendo resultados para o negócio. Para os funcionários da GE, esse ambiente já é realidade mas para muitas empresas e setores da sociedade, a diversidade e inclusão LGBT ainda é um tema crítico e o preconceito invade debates e reflexões.

A comunidade LGBT soma, em média, 20 milhões de pessoas no Brasil, o que corresponde a aproximadamente 10% do PIB nacional. Ainda assim, segundo dados da Pesquisa Demitindo Preconceitos (Consultoria Santo Caos, 2015), cerca de 40% relatam já ter sofrido algum tipo de discriminação no trabalho simplesmente por serem LGBT.

A boa notícia é que, em um mundo em constante mudança repleto de inovação, novos modelos de negócio e de relações de trabalho a diversidade está, cada vez mais, sendo incorporada à cultura das empresas. Junto a outras 36 companhias signatárias, a GE faz parte do Fórum de Empresas e Direitos LGBT, que desde 2013 visa estabelecer compromissos com o respeito e a promoção aos direitos humanos para essa população dentro do panorama corporativo brasileiro. E o melhor: os resultados desta articulação e conexão entre empresas são inspiradores.

Ao todo, o Fórum propõe 10 compromissos centrais a serem discutidos internamente dentro de cada empresa, a fim de entender os níveis de avanço de cada uma e propor estratégias eficazes para que a inclusão da comunidade LGBT seja cada vez mais real e efetiva. Diante disso, em pesquisa realizada este ano, aproximadamente 60% das empresas signatárias já estão no nível máximo em compromissos relacionados a engajamento da alta liderança, promoção de ambiente acolhedor e criação de grupos de afinidade, o que representa um progresso inédito dentro de multinacionais com grande relevância no mercado.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *