Você conhece o farmácia popular? O programa foi criado em 13 de abril de 2004, tem por objetivo oferecer medicamentos com preços mais baixos e até de graça, mas muita gente ainda não conhece a iniciativa ou não sabe como utilizar.
O conselheiro federal de farmácia do estado do Paraná, o farmacêutico Gustavo Pires dar algumas dicas como usufruir do benefício concedido pelo governo, o primeiro passo é ter em mãos uma receita médica.
“Qualquer pessoa que tiver essa receita vai até a farmácia credenciada e ela tem direito aos medicamentos, porém existe um elenco, existe uma lista e esses medicamentos basicamente são para Hipertensão, diabetes e asma, esses três medicamentos eles são gratuitos ou seja você não vai pagar nada, nenhum centavo por eles e existe outro elenco que ele poderá pagar com desconto de até 90% como o anticoncepcional, septicemia, renite, osteoporose, enfim são vários medicamentos que estão a disposição da população”
Atualmente o programa farmácia popular atende a 20 milhões de pessoas, como explica Gustavo Pires embora a lista de medicamentos esteja desatualizada e não haja credenciamento de novas farmácias, essa tem sido uma ajuda importante diante do aumento dos preços dos medicamentos no país.
O farmacêutico orienta como agir e no caso de ser um terceiro, como por exemplo o familiar do paciente.
“Você pode mandar uma pessoa, essa pessoa tem que tá com o documento de identificação com CPF e também está dentro de uma procuração, tem uma questão nova durante a pandemia, essa procuração ela pode ser uma procuração simples . Enquanto tiver na pandemia essa procuração não precisa está autenticada no cartório, pode ser uma procuração simples.”
A dona de casa, Regina Sousa já compra medicamento pelo farmácia popular há 08 anos, ela calcula que chega a economizar 45 reais por mês.
“Eu uso cinco remédios, mas só pego dois pela farmácia. Eu pego o Clazi XR para diabete e pego Sinvastatina que é do colesterol, e assim se a Sinvastatina eu vou comprar fora ela é 20 e tanto reais e lá eu compro por 5 por 7 reais depende do laboratório. Então quero dizer assim que é um desconto bom porque é todo mês, né?! E assim todos tem desconto eu não pago o valor total.”
As farmácias que oferecem os descontos pelo programa farmácia popular, geralmente possuem placas disponíveis logo na entrada do estabelecimento. Uma dica para o paciente é já no momento da consulta questionar o médico se o medicamento está inserido na lista de farmácia popular ou procurar orientação do farmacêutico.
AliançA FM.