O presidente da república, Jair Bolsonaro, anunciou nesta sexta-feira (19) pelas redes sociais mudanças no comando da Petrobras
O presidente Jair Bolsonaro anunciou a mudança no comando da Petrobras por meio de uma rede social, na noite desta sexta-feira (19). Ele escreveu: “O governo decidiu indicar Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova missão, como conselheiro de administração e presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente, Roberto Castello Branco”. O nome indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o lugar do economista Roberto Castello Branco precisa ser referendado pelo Conselho de Administração da empresa.
Roberto Castello Branco assumiu o cargo em 3 de janeiro de 2019. O mandato é de dois anos.
Joaquim Silva e Luna é, portanto, uma indicação direta do governo à presidência da Petrobras. O nome dele ainda precisa ser referendado pelo Conselho de Administração da estatal, que se reúne na próxima terça-feira, dia 23, em uma reunião que já estava marcada.
O general da reserva do Exército Joaquim Silva e Luna foi ministro da Defesa no governo Temer. Ele tem pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército pela Escola de Comando e Estado-maior do Exército. E também é pós-graduado pela Universidade de Brasília em Projetos e Análise de Sistemas.
No início do governo, Bolsonaro escolheu Silva e Luna para ser de diretor-geral da hidrelétrica de Itaipu, a Itaipu Binacional, cargo que ele ocupa até hoje.
Fonte: G1