Os trabalhos de crise instalados pelo ministério da saúde em Manaus, já possibilitaram a entrada de 188 novos leitos clínicos e de unidade de terapia intensiva na capital do Amazonas.
No comitê são definidas as ações de transferências do interior para capital e de Manaus e demais municípios Amazonenses para outros estados brasileiros. No comitê também são discutidas as operações para reorganizar o sistema de abastecimento de oxigênio, com o transporte de insumos até a capital amazonense e a instalação de usinas e miniusinas nos hospitais da capital e do interior.
O ministério da saúde também planeja as estratégias de vacinação contra a Covid-19 no Amazonas, além da logística para compra de insumos e equipamentos médicos e a contratação de profissionais da saúde.
O comitê de crise em Manaus é formado pelo Ministério da Saúde, Secretárias de Saúde do estado e do município, Fundação de Vigilância em Saúde, Defesa Civil, Força Nacional de Saúde, Força Aérea Brasileira, Exército Brasileiro, Organização Pan-Americana da Saúde entre outros órgãos.
Fonte: Agência Rádio Web
Reportagem de: Rene Almeida