Bolsonaro discute medidas para frear reajuste dos combustíveis

Atenção combustível mais caro a partir desta terça-feira

A Petrobras comunicou por nota um reajuste no preço do diesel, da gasolina e também do gás de cozinha.

Segundo a Petrolífera, o diesel ficará 0,13 centavos mais caro e será comercializado nas refinarias a R$ 2,14 centavos. Já a gasolina sobe 0,17 centavos, por litro, chegando a R$ 2,25 centavos. o gás de cozinha fica 0,14 centavos mais caro, por quilo.

O valor dos combustíveis foi tema central de uma reunião com o governo, na última sexta-feira, e voltou a ser pauta, nesta segunda-feira (08), no palácio do planalto. Logo pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a mudança da cobrança no ICMS nos combustíveis e sinalizou que uma decisão sobre os impostos federais pode ser tomada ainda nesta semana.

A expectativa é que ao longo desta semana o governo envie para o congresso um projeto que propõe que a cobrança do ICMS seja fixo nas refinarias. Atualmente, o ICMS que é um imposto estadual é calculado em cima do valor do combustível na bomba.

Além disso, o governo espera reduzir valores de PIS e Cofins do diesel. DE acordo com uma previsão de aumento na arrecadação federal, no entanto a medida depende de um estudo da área econômica. De todo o jeito o presidente Jair Bolsonaro, garante que não vai interferir na política de preços da Petrobras, mesmo reconhecendo os valores altos dos combustíveis na bomba.

Nesta segunda-feira (08), Bolsonaro coordenou uma reunião para tratar do assunto no palácio do planalto, mas o governo ainda não anunciou medidas efetivas que possam frear o aumento nos preços dos combustíveis.

Fonte: Agência Rádio Web

Reportagem de: Hiury Wdson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *