Senado e Câmara terão votação presencial e secreta

Segunda-feira de muito movimento em Brasília, no Congresso Nacional, terá a presença maciça de deputados e senadores na capital federal

A pandemia levou o congresso para as chamadas seções remotas e centenas de parlamentares passaram meses fora de Brasília, eles voltam nessa segunda-feira para definir quem serão os novos ‘chefões’ do legislativo. Tanto a câmara, como o senador, terão novos presidentes.

Entre os deputados ainda à uma indefinição. Arthur Lira do PP, apoiado por Bolsonaro, e Baleia Rossi do MDB, apoiado pela oposição e por Rodrigo Maia, são os principais nomes na disputa.

A votação será presencial, apesar da pandemia do novo Coronavírus. O atual presidente, que deixa o cargo hoje, tentou uma votação remota para deputados do grupo de risco, mas não teve sucesso.

Já no senado o nome de Rodrigo Pacheco do DEM, apoiado por Davi Acolumbre, Jair Bolsonaro e até por partidos da oposição, como o PT, já tem uma certa tranquilidade e pode ganhar a eleição no primeiro turno.

Tanto na câmara, como no senado o voto é secreto. Deputados votaram por sistema eletrônico. Já os senadores em cédula, um antigo papelzinho. Apesar de ser votação secreta, alguns senadores prometem revelar o voto.

Durante esta segunda-feira, os candidatos de cada casa devem oficializar a candidatura. A expectativa é que o resultado no senado seja conhecido no inicio da noite. Já a votação na câmara, que deve ter segundo turno, pode entrar pela madrugada.

Fonte: Agência Rádio Web

Reportagem de: Hiury Wdson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *