A primeira vista pode apenas parecer uma escolha individual, mas tomar a vacina contra a Covid-19 é muito mais do que isso
Os médicos alertam que a vacinação também tem funções coletivas, como a desafogar o sistema de saúde ao evitar casos graves da doença aqueles que levam a morte e a de diminuir a transmissão do vírus, especialmente para proteger aqueles que não podem ser vacinados, como é o caso de grávidas, mulheres amamentando, alérgicos e crianças.
O diretor do Instituto Questão de Ciência, Paulo Almeida, afirma que dependendo da taxa de eficácia de cada vacina precisamos de mais pessoas vacinadas para atingir a tão esperada imunidade de rebanho, que freia o avanço da doença.
Muitas pessoas ainda tem algum receio, devido aos efeitos colaterais dos imunizantes. Os médicos afirmam que de fato podem ocorrer reações semelhantes ao de uma gripe simples, e geralmente serão passageiras, esses efeitos comparados ao da Covid-19 são menores e por isso a vacinação é extremamente recomendada pelos médicos.
A orientação é que mesmo quem teve Covid-19 que se vacine.
Fonte: Agência Rádio Web
Reportagem de: Rene Almeida