Com um aumento significativo da ocupação dos leitos destinados às crianças com diagnóstico de covid-19 no Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou na tarde desta quinta-feira, 20, que já estuda a possibilidade de ampliação do número de leitos pediátricos exclusivos para crianças infectadas pelo novo coronavírus.
De acordo com o último boletim da Secretaria, divulgado na noite de quarta-feira, 19, a ocupação de leitos clínicos pediátricos exclusivos para covid-19 era de 100%, ou seja, todos os leitos encontravam-se ocupados. A taxa de ocupação da UTI pediátrica também era alta: 72%, com apenas sete unidades disponíveis.
Em nota enviada ao Portal Roma News, a Sespa informou uma pequena redução nessas taxas de ocupação. Segundo a Secretaria, nesta quinta, a ocupação dos leitos pediátricos caiu para 96,4% e da UTI para 54,3%.
Os últimos boletins apontam aumento também do número de infectados entre os mais jovens. Na terça-feira, 18, o site Covid Pará, que concentra todas as informações oficiais sobre a pandemia no estado, apontava 6.114 casos da doença entre crianças de zero a nove anos. Nesta quinta, o número subiu para 6.306, um acréscimo de 192 novos casos.
Na faixa etária entre 10 e 19 anos a elevação foi ainda maior. Na terça-feira, eram 10.517 infectados. Já nesta quinta, o número subiu para 10.917, com 400 novos casos. Em ambos os grupos, de terça até hoje, foi registrado apenas um novo óbito, passando de 38 para 39 entre as crianças, e de 26 para 27 entre pré-adolescentes e jovens.
A Sespa, no entanto, alega redução de 73% dos casos na faixa etária entre zero e 12 anos. A Secretaria considera nesse cálculo a média móvel dos últimos 14 dias. Segundo a Sespa, em 6 de agosto, a média de pessoas contaminadas nessa faixa etária era de 41,9 novos casos por dia, enquanto que na terça-feira, 19, sessa média era de 11,8 novos casos por dia.
A Secretaria alega ainda que houve redução no número de leitos disponíveis e o aumento da taxa de ocupação se deu devido a retomada dos perfis e especialidades de hospitais regionais, que durante o pico da pandemia estavam atendendo exclusivamente Covid.
Na última semana, no entanto, a Sespa já havia dobrado o número de leitos pediátricos exclusivos para atender covid-19. Na quarta-feira, 12, eram 14 leitos com essa finalidade e a ocupação era de 78,57%. Uma semana depois, com 28 leitos destinados exclusivamente para o atendimento de crianças infectadas, a ocupação já era de 100%.
Compare os boletins: