Um acidente provocado por uma tampa de bueiro solta deixou um taxista gravemente ferido na última sexta-feira (23), no bairro do Cachambi, Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo a família, o impacto foi tão forte que o veículo chegou a ser arremessado para o alto, e o motorista, Thiago Calunga Silva, de 39 anos, perdeu a visão do olho esquerdo.
O acidente aconteceu durante uma forte chuva que atingia a cidade e formou um bolsão de água na Rua Cirne Maia. Thiago, que dirigia a cerca de 20 km/h, não percebeu que a tampa do bueiro estava levantada. Ao passar com o táxi sobre ela, o carro foi jogado para cima. “Vi o táxi ser alçado pela traseira, ‘levantando voo’”, relatou a família.
Na queda, os airbags foram acionados. O celular de Thiago, que estava fixado no painel, foi lançado com o impacto e atingiu violentamente o rosto do motorista. O ferimento comprometeu gravemente a região ocular.
A esposa do taxista, Engie Sobral Braga, contou que ele passou por uma cirurgia no sábado (24) para tentar reconstruir a pálpebra. “Ele teve a vista dilacerada no acidente. Os médicos condenaram a vista esquerda dele”, declarou.
Thiago foi socorrido por bombeiros e levado inicialmente para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. Após realizar tomografias, ele foi transferido para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, por se tratar de uma emergência oftalmológica.
A direção do Hospital Souza Aguiar informou que “Thiago está se recuperando do procedimento cirúrgico oftalmológico que realizou e que o estado de saúde do paciente é estável”.
Pai de dois filhos, Thiago é o principal responsável pelo sustento da família. Engie relatou a preocupação com o futuro profissional do marido, que depende da visão para continuar trabalhando como taxista.
Moradores da região apontam que o problema no bueiro é antigo. O síndico de um prédio em frente ao local afirmou que, em dias de chuva, a tampa costuma sair ou se soltar com o volume d’água. “Outros acidentes já aconteceram no local e carros já tiveram rodas quebradas e pneus rasgados”, relatou.
Em nota, a concessionária Águas do Rio informou que “uma equipe da concessionária esteve no local na noite deste domingo (25) e vai enviar uma nova equipe ao local na manhã desta segunda (26) para realizar a troca do bueiro”.
A família agora espera por uma resposta das autoridades e da empresa responsável pela manutenção da via. Engie, emocionada, desabafou: “A vida dele mudou completamente por causa de um descuido que já era conhecido ali na rua. Não pode continuar assim.”
Fonte: Ver O Fato