Novo Papa: veja as principais frases do seu primeiro discurso

Logo após ser eleito o novo pontífice, o cardeal Robert Francis Prevost fez nesta quinta-feira (8) seu primeiro discurso como...

Logo após ser eleito o novo pontífice, o cardeal Robert Francis Prevost fez nesta quinta-feira (8) seu primeiro discurso como papa Leão XIV a uma multidão emocionada na Praça de São Pedro. Ele defendeu que a igreja seja “missionária” e construa “pontes e diálogo”.

Leão XIV fez ainda uma homenagem ao papa Francisco, dizendo que gostaria de “prosseguir com a mesma bênção” do seu antecessor argentino.

“Precisamos tentar juntos ser uma igreja missionária, uma igreja que constrói pontes e diálogo, sempre aberta a receber, como nessa praça, com os braços abertos todos aqueles que precisam da nossa caridade e da nossa presença.”
O mundo precisa da sua luz [de Jesus]. A humanidade precisa dele como a ponte para ser alcançada por Deus e por seu amor. Nos ajudem também, uns aos outros, a construir pontes com diálogo, com encontro. Todos juntos, num único povo, sempre em paz.

“O mal não irá prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, juntos, de mãos dadas, com Deus e uns com os outros, prossigamos.”

Queremos ser uma igreja sinodal, uma igreja que avança, que busca sempre a paz, busca sempre a caridade, busca sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem.

“Sou um filho de Santo Agostinho. Um agostiniano”, afirmou, indicando um possível caminho para seu papado.

Essa é a paz de Cristo ressuscitado. Uma paz desarmada, uma paz ‘desarmante’, humilde e perseverante, que provém de Deus.

No meio do discurso, o papa Leão XIV trocou o italiano para o espanhol e agradeceu o seu episcopado em Chiclayo, no Peru, onde passou boa parte de sua carreira eclesiástica. Foi a primeira vez que um papa falou em outro idioma além do italiano no discurso inaugural.

Ele encerrou sua primeira mensagem aos fiéis na Praça São Pedro com a oração da Ave Maria.

Prevost foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais, dois terços dos eleitores do conclave.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *