As redes sociais foram inundadas por postagens que espalham informações confusas sobre um suposto ‘alinhamento raro’ de planetas neste mês.
Nas últimas semanas, as redes sociais foram inundadas por postagens que espalham informações confusas sobre um suposto “alinhamento raro” de planetas neste mês.
A ideia é que alguns planetas do Sistema Solar, como Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, estariam perfeitamente alinhados em uma linha reta, como se fosse possível ver isso de fora do nosso planeta ou mesmo em terra firme. Porém, isso não passa de desinformação.
Mas o que realmente está acontecendo no céu? Vamos desvendar esse mistério em 5 tópicos.
1. O Sistema Solar e a visão da Terra
Antes de tudo, é importante entender que o Sistema Solar é achatado. Todos os planetas orbitam em um mesmo plano, conhecido como “eclíptica” — a mesma região do céu onde ocorrem os eclipses. Essa linha também corresponde ao que conhecemos como “zodíaco“.
Essa linha é importante porque, devido à forma como o Sistema Solar se formou, todos os planetas, incluindo a Terra, estão mais ou menos no mesmo plano orbital (veja acima).
Ou seja, os planetas seguem trajetórias semelhantes no céu, o que faz com que todos apareçam ao longo dessa linha da eclíptica.
